“Universidade Rovuma em Nampula sem folhas de exercícios para os exames finais do 2.º semestre”, destaca-se num post de 24 de Novembro no Facebook, exibindo uma imagem do suposto comunicado da instituição de ensino sediada na cidade de Nampula, Moçambique.
Na mesma publicação aponta-se que a informação “deixou os estudantes surpresos” e “abrange exclusivamente as faculdades sediadas no campus principal de Napipine”.
“Mesmo sem avançar as razões, dívidas [para] com os fornecedores podem estar na origem da ausência das folhas de exercícios personalizadas”, acrescenta-se.
Esta informação é verdadeira?
Não. Estamos perante um documento forjado.
No dia 25 de Novembro, a Direcção Pedagógica da Universidade Rovuma partilhou na sua página do Facebook um comunicado onde, entre outros detalhes, revelou ter tomado conhecimento da partilha do suposto documento nas redes sociais, com um sistema de referenciação desajustado ao que tem sido utilizado por aquela instituição de ensino moçambicana.
Como tal, a Universidade Rovuma alerta toda a comunidade académica que se “distancia deste documento” e assegura que “tem todas as condições logísticas garantidas para a realização dos referidos exames, a partir do dia 25 de Novembro de 2024, em todas as suas faculdades e instituições”.
Assim sendo, aplicamos o selo de “Falso” à circular partilhada viralmente nas redes sociais.
_________________________________
Avaliação do Polígrafo África: