O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Venâncio Mondlane é o actual Presidente da República de Moçambique?

Política
O que está em causa?
Circulam nas redes sociais publicações que citam um texto, alegadamente da autoria de Dinis Tivane, assessor político de Venâncio Mondlane, onde se afirma que o ex-candidato é o actual Presidente da República de Moçambique.
© Agência Lusa / Luísa Nhantumbo

Venâncio Mondlane é o Presidente de Moçambique. Meus caros, existe um processo de adaptação da Frelimo à derrota. É assim que funcionam as ditaduras. Temos de ter alguma paciência. Mas a forma como, ‘lá fora’, Venâncio Mondlane é visto, deixa claro que o fenómeno sucessório político começou a 9 de Outubro de 2024. Venâncio Mondlane ganhou as eleições de 2024, todos sabem disso”, destaca-se numa publicação no Facebook, datada de 5 de Abril.

Na caixa de comentários, vários utilizadores concordam com a alegação de que Mondlane é o legítimo Presidente de Moçambique.

“Claro, e já está a governar”, escreveu um internauta. “Venâncio Mondlane é o verdadeiro Presidente de Moçambique”, comentou outro utilizador.

Mas será verdade que Venâncio Mondlane é o Presidente de Moçambique?

A resposta é não. Apesar de Venâncio Mondlane reivindicar a vitória nas eleições gerais de 2024, os resultados oficiais, divulgados pelo Conselho Constitucional (CC) no dia 23 de Dezembro de 2024, confirmaram a eleição de Daniel Chapo como Presidente da República de Moçambique. A proclamação oficial foi efectuada pela presidente do CC, Lúcia Ribeiro.

No escrutínio, Chapo obteve 65,17% dos votos, contra 24,19% alcançados por Mondlane, o seu principal adversário.

Refira-se que, a 15 de Janeiro de 2025, Daniel Chapo tomou posse numa cerimónia solene realizada na Praça da Independência, em Maputo. Estiveram presentes os antigos Chefes de Estado Joaquim Chissano e Armando Guebuza, bem como o Presidente cessante, Filipe Nyusi. Mais de 30 delegações estrangeiras marcaram presença no evento.

_______________________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque