O vídeo está a ser partilhado viralmente nas redes sociais. Mostra o actual Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, a interromper um discurso para colocar uma música a tocar no seu telemóvel. Trata-se de uma música de estilo “Kuduro”, dos famosos artistas angolanos Delma Silva & D’Benilson, intitulada como “Minha Best”. O que causa espanto entre os internautas.
“Internacionalizaram o hit“, destaca-se numa das publicações mais partilhadas do clip de vídeo, comentando também que “até o chefe gostou”.
Mas será que estamos perante uma situação real? Ou o vídeo foi manipulado?
Através de ferramentas de análise das imagens verificamos que têm origem num discurso proferido por Joe Biden em Setembro de 2020.
O então candidato à Presidência dos EUA, pelo Partido Democrata, estava a discursar no âmbito de um evento relacionado com as celebrações do “Mês da Herança Hispânica”, com cartazes escritos em língua castelhana e presumivelmente face a uma audiência constituída maioritariamente por hispânicos que vivem nos EUA. Mais precisamente em Kissimmee, na Florida.
Foi nesse contexto específico que, a meio da intervenção, Biden colocou mesmo uma música a tocar no seu telemóvel, entre sorrisos e chegando mesmo a dançar ligeiramente em cima do palco.
Mas não era o som de “Minha Best”, dos artistas angolanos Delma Silva & D’Benilson, como pode conferir no vídeo original que capta o momento em causa.
Na realidade era a música “Despacito“, do cantor porto-riquenho Luis Fonsi e do rapper compatriota Daddy Yankee. Numa evidente tentativa de apelar ao voto dos hispânicos (ou “latinos”, como tendem a ser identificados nos EUA) para as eleições presidenciais em que viria a derrotar o incumbente Donald Trump.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: