O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Vídeos que mostram populares da cidade de Maputo a depositar lixo nas instalações da EDM são reais?

Sociedade
O que está em causa?
Vídeos partilhados amplamente nas redes sociais mostram supostos momentos em que moradores da cidade de Maputo depositam lixo em várias unidades da empresa pública de Electricidade de Moçambique (EDM), com o pretexto da alegada falta de recolha de resíduos sólidos na capital do país.

Segundo alguns autores de vídeos, a justificação para o lixo ser levado nas instalações da EDM prende-se com a alegada acumulação de muitos resíduos sólidos em diversos pontos da cidade, prejudicando a saúde pública e o meio ambiente.

“Lixo é na EDM [Electricidade de Moçambique]. Tudo que é lixo vai para a EDM, sublinha o autor deste vídeo que acumula mais de seis mil visualizações e centenas de reacções, alegando que paga taxa de lixo mas que, apesar disso, os resíduos não são recolhidos.

Confirma-se que que os populares têm deixado lixo nas instalações da EDM?

Sim. Num comunicado do Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais da EDM, datado de 4 de Janeiro, a empresa garante ao público em geral que a apenas presta o serviço de cobrança da taxa de lixo através das facturas de energia, cujos valores são posteriormente canalizados ao Conselho Municipal, que é a entidade responsável pela prestação do serviço de recolha do lixo junto dos munícipes.

Diante disso, na nota, a EDM faz um apelo público à sociedade para não depositar lixo nas suas instalações, “pois esta acção limita o acesso e movimentação de funcionários e clientes nas instalações, bem como a circulação de viaturas do piquete para o transporte de materiais e equipas técnicas dedicadas à reparação das avarias na rede eléctrica e ao domicílio do cliente”.

____________________________

Avaliação do Polígrafo África:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque