O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

África Educa: melhores jovens e profissionais mais capazes

O África Educa é o nosso projecto de promoção da literacia mediática.

No Polígrafo África acreditamos que o nosso trabalho vai para lá da simples produção de conteúdos informativos – a sociedade em que vivemos obriga-nos a mais do que isso. Consideramos que para a concretização do nosso propósito fundamental – contribuir, através do jornalismo independente e não militante, para o aprofundamento da democracia, é fundamental a elaboração de um ambicioso projecto de literacia mediática que ajude jovens estudantes de comunicação, profissionais do sector e púbico em geral a interpretar fielmente a quantidade enormíssima de informação com que são imputados.

Prevemos, no âmbito desta ambição, levar a cabo ideias como as que se seguem:

  • Organização de cursos e workshops de literacia mediática dirigida a jovens alunos de comunicação social, a jornalistas profissionais e ao público em geral de modo a partilhar com eles uma espécie de “Manual de Sobrevivência” contra a desinformação que diariamente circula, sobretudo nas redes sociais.
  • Atribuição de estágios no Polígrafo África a jovens estudantes de comunicação social, bem como a jovens jornalistas que queiram aprender os nossos métodos.
  • Incentivar a criação de disciplinas de fact-checking nos currículos dos cursos de jornalismo leccionados nas universidades lusófonas

Quer participar em alguma destas iniciativas?

Tem sugestões que considere construtivas para que possamos atingir – ou superar – os nossos objectivos?

Envie-nos um email para: geral@poligrafoafrica.com