O primeiro jornal lusófono
de Fact-Checking

Quem somos e como nos financiamos

Publisher

Fernando Esteves

fernandoesteves@poligrafoafrica.com

____________________________________________________________________________________________________________

Director

Maurício Vieira Dias

Mauricio.v.dias@poligrafoafrica.com


Director de Operações

Filipe Pardal

filipepardal@poligrafoafrica.com


Director-adjunto

Gustavo Sampaio

gustavosampaio@poligrafoafrica.com

_____________________________________________________________________________________________________________

Redacção

Antunes Zongo

antuneszongo@poligrafoafrica.com

Jorge Batalha

jorgebatalha@poligrafoafrica.com

 

Cabo Verde

Daniel Almeida
Geremias Furtado
Sheilla Ribeiro

Guiné-Bissau

Assana Sambu
Bacar Camará
Iancuba Danso

Moçambique

Maria de Lurdes Cossa
Pretilério Martsinhe
Adolfo Comboio

São Tomé e Príncipe

Abel Veiga


Design

Pedro Fernandes


Produção

Joana Henriques


Redação

Rua Marechal Brós Tito, nr 35/37 , 9B, Kinaxixi


Todos os colaboradores podem ser contactados através do seguinte endereço:

geral@poligrafoafrica.com


Estrutura societária do Polígrafo África

Emerald Group
Emerald Group é uma organização que está sediada no Dubai, com representações em Londres, Lisboa e Luanda. Liderado por N’Gunu Olívio Noronha Tiny – advogado, banqueiro e académico, licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, investigador na London School of Economics e Visiting Scholar da Harvard Law School -, o Emerald Group é composto por 3 clusters repartidos por áreas de negócio:
  • Emerald Capital – É o braço financeiro do Grupo, focado na identificação de oportunidades de investimento, estruturação e financiamento de transacções financeiras em diversos sectores que vão do Imobiliário à banca de retalho.
  • Emerald Services – Focada na prestação de serviços de consultoria estratégica e operacional com especial enfoque no setor da construção, imobiliário e saúde.
  • Emerald Resources – Especializada em investimentos e financiamentos no setor dos recursos naturais (petróleo, gás e mineração) e comercialização de commodities.

No início de 2023, N’Gunu Tiny foi distinguido pela Reputation Poll International como um dos 100 africanos com melhor reputação, nomeadamente pela sua ação nos domínios do empreendedorismo e do impacto social.

Participação no capital: 50%
Episódio Inédito

A Episódio Inédito é uma empresa detida a 100% por Fernando Esteves, fundador e diretor do POLÍGRAFO PORTUGAL. Trabalhou nos jornais “Euronotícias” e “O Independente“, a que se seguiu a revista “Sábado“, onde foi editor da secção de Política entre 2005 e 2017. Licenciado e pós-graduado em Ciências da Comunicação, deu aulas de jornalismo em várias universidades. Jornalista premiado, nomeadamente pelas suas investigações jornalísticas sobre os negócios duvidosos no sector da saúde, apresentou o programa televisivo “Clube de Jornalistas“. É autor de quatro livros: “O Todo-Poderoso“, uma biografia não oficial do ex-político socialista Jorge Coelho; “Cercado – os dias fatais de José Sócrates“, sobre a Operação Marquês, “A Sangue Frio“, sobre o mesmo caso, onde são investigadas algumas das figuras mais importantes da sociedade portuguesa dos últimos 25 anos, e “Viral – a Epidemia das Fake News e a Guerra da Desinformação“, este em co-autoria com Gustavo Sampaio, diretor-adjunto do Polígrafo.

Entre Julho de 2022 e Outubro de 2023, acumulou a direção do Polígrafo com as funções de Publisher da Media9, a empresa que detém o “Jornal Económico” e o “Novo”, bem como as licenças de edição das revistas “Forbes Portugal” e “Forbes África Lusófona”. Desde Novembro de 2023, é Conselheiro Editorial da Media9.

Participação no capital: 50%

O financiamento do POLÍGRAFO ÁFRICA é assegurado, na sua esmagadora maioria, pelas parcerias editoriais realizadas com fundações e empresas privadas tendo em vista a realização de trabalhos jornalísticos que contribuam para um objectivo fundamental: oxigenar o espaço mediático através da redução da desinformação que todos os dias é colocada a circular na generalidade dos países que constituem a África Lusófona.