O Polígrafo África, meio de comunicação social especializado em verificação de factos, com uma rede de jornalistas em todo o espaço lusófono africano, e a Rádio Luanda Antena Comercial (LAC) assinaram um protocolo de colaboração que visa reforçar o combate contra a desinformação.
No âmbito do acordo, a partir do dia 13 de Janeiro, a rádio LAC terá um programa de fact-checking que irá para o ar todas as segundas-feiras, às 6h30, com a duração de 25 minutos, no qual serão analisados os casos mais relevantes de desinformação em cada semana.
A propósito da parceria, o jornalista Maurício Vieira Dias, director do Polígrafo África, destaca que o objectivo do programa consiste em identificar e neutralizar os efeitos da desinformação no espaço mediático da lusofonia africana.
“O nosso objectivo fundamental é o aprofundamento da democracia nos países africanos que têm o português como língua principal. Não somos inimigos de ninguém. Somos um jornal que veio para ficar e combater a disseminação de falsidades”, sublinha. “O Polígrafo África verifica as informações para ajudar a sociedade, no quadro do seu direito constitucional de ser informado, a ter uma informação rigorosa e de qualidade“.
Com sede em Luanda, Angola, o Polígrafo África foi lançado no dia 1 de Outubro de 2024.
Por seu lado, a LAC é a primeira rádio privada na história democrática angolana. Foi criada no dia 25 de Setembro de 1992 e continua a ser um órgão de referência entre os angolanos.